Chocolate e Consciência

10:05 Amanda Henriques 0 Comments


A Casa do Chocolate, criada pelos arquitetos Fernanda Mancini e Anderson Macedo para o Casa Cor Rio 2009, é um projeto de ambiente comercial ousado e inovador, que acrescenta um charme moderno e elegante à tradicional delícia das docerias. Antenados com a modernidade, os arquitetos também incluíram consciência ambiental e social ao projeto da chocolateria: materiais amigáveis ao meio ambiente e ao manuseio dos trabalhadores. “Não podemos cuidar do Planeta sem zelar pela sociedade. A inclusão social, para nós, vem muito antes da sustentabilidade”, explica Anderson.

Fazem parte desse conjunto de materiais sustentáveis as placas de revestimento em bambu, da Bambu Revest, para as paredes; os móveis modulados fabricados com 100% de MDF ecológico, da linha Organix, da Todeschini; o piso vínilico Fademac, linha Mettalic, confeccionado a partir de 67% de PVC reciclado; e o corian, fabricado com 50% de material reciclado, aplicado na fachada. Além disso, micro lâmpadas que também garantem maior durabilidade e economia de energia, ambos requisitos de sustentabilidade.

O MDF ecológico, totalmente fabricado com madeira proveniente de reflorestamento, também traz benefícios para os trabalhadores que o manuseiam, uma vez que conta com uma quantidade de formol muito pequena em sua composição. Essa característica garante que os funcionários dedicados à fabricação e à montagem dos modulados não sejam afetados pela toxidade do produto químico.


Em termos estéticos, a chocolateria fashion de Fernanda e Anderson tem tudo para encantar o público do Casa Cor 2009. Em um pequeno espaço – são apenas 26m² – há uma mostra de como é possível reunir inovação e aconchego, conforto e funcionalidade e fazer do ambiente uma loja atraente aos consumidores.


A criatividade dos arquitetos está em tudo. Desde a opção por tons de cinza e preto e cores concentradas em estruturas de acrílico, passando pelo balcão que remete a um inusitado jogo de lego até a iluminação indireta, proposta da lightdesigner Isabela Saramago, enriquecendo o projeto luminotecnico com a criação da Luminária Molla Lux, peça 100% sustentável, que garante o aconchego que a degustação de um bom chocolate merece. Detalhe especial nas poltronas da Master Design Interiores, criadas especialmente para a Mostra, e peças exclusivas em cerâmica Duílio Sartori.

Um dos lançamentos do projeto, que também tem a marca da sustentabilidade, é a mesa de vidro idealizada por Fernanda, Anderson e pela artista plástica Isabela Saramago. A mesa é composta por um tampo elaborado com vidro reciclado moído e uma base de molas de caminhão, que foram fabricadas para atender às dimensões da peça. O tampo foi produzido pelo ateliê do artista Paulo Vergueiro. Assina o paisagismo, a especialista Carmen Moura.

Como não poderia faltar, a chocolateria em exposição também terá chocolates. Estes não só para ver. A oferta é da Bel Trufas - (www.beltrufas.com.br), que fabrica doces deliciosos e com formatos que também são uma obra de arte.

Os visitantes do estande poderão dar seu depoimento sobre o espaço diretamente à Fernanda Honorato, primeira repórter com Síndrome de Down do mundo, que, em agosto, passou a integrar a equipe de comunicação da DecorArte a convite de Fernanda e Anderson.

Contatos:
DecorArte Arquitetura, Urbanismo e Lightning Design
Av. Ayrton Senna, 2.150 Bl. D/sala 211 . Barra da Tijuca . RJ
Tel.: (21) 3329.0541 / 9493.2480 / 7865.3766
fernanda.mancini@decorartearquitetura.com.br
anderson.macedo@decorartearquitetura.com.br
www.decorartearquitetura.com.br

0 comentários: