O que é Intervenção Urbana?

18:52 Amanda Henriques 0 Comments

Nos últimos posts, o Arquitetura Interiores falou sobre o Urban Gallery, projeto da Brookfield que vai levar cores para diversos estados através das intervenções urbanas de talentosos artistas.

Mas afinal, o que é intervenção urbana?


Todo movimento artístico relacionado à intervenções visuais em espaços públicos é chamado  "intervenção urbana".  É através da arte nas ruas que esse movimento, que tem características underground, tenta transformar o espaço comunitário e as paisagens do dia a dia. 


Cores e formas ganham vida e mais, modificam vidas. A proposta é um exercício para o olhar viciado das grandes cidades, onde certas paisagens acabam passando desapercebidas, seja pela nossa rotina cada vez mais apressada, seja pelo nosso foco cada vez mais restrito. Para mudar esse olhar, artistas e anônimos se empenham em suas obras pelos muros da cidade: novos focos são criados e revela-se a beleza da cidade em lugares que fazem parte do cotidiano, mas que antes sequer eram notados.


Uma das formas de intervenção urbana mais conhecidas é o grafite. O movimento que sofreu com a discriminação nos anos 70 e teve como base a cultura hip hop, hoje se espalha pela cidade e redefine seu próprio estilo. Psicodelia, estilo tridimensional e personagens caricatos são elementos constantes nas obras dos grafiteiros.


Bruno Big e Madruga pintaram o muro do Jockey Club, no Jardim Botânico, Rio de janeiro.


No Brasil, alguns nomes merecem destaque: os gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo adotaram o apelido OsGemeos e se tornaram uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite. Hoje, suas obras estão em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países.


Confira uma entrevista com os artistas aqui e abaixo seus trabalhos.




 >> mais fotos de OsGemeos


O Rio de Janeiro também se tornou painel para essas expressões artísticas. Bairros como o Jardim Botânico são uma verdadeira galeria. Participando ativamente deste cenário, o FleshBeck Crew começou como um grupo independente de graffiti e hoje, além de ter diversos trabalhos espalhados pela cidade, é reconhecido pela grande mídia e publicidade.Rapazes o FleshBeck Crew

Abaixo algumas fotos das intervenções criadas por eles.









Mas as intervenções urbanas não estão apenas pelos muros da cidade. Trazendo curiosidade e reflexão, o trabalho cuidadoso de grupos como o Poro (poro.redezero.org) está pela cidade pronto para surpreender. E quando se trata de intervenções urbanas, tudo pode virar arte! Dos postes às folhas secas de uma árvore - criatividade sem limite.





No decorrer da semana você vai conferir mais trabalhos do projeto Urban Gallery. Aguarde.


0 comentários: