MOMO - Entrevista e obras do artista

09:06 Amanda Henriques 1 Comments


A criatividade de MOMO se espalha pelo mundo através de obras modernas e inusitadas. Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre esse artista e as intervenções produzidas por ele ao redor do mundo.
MOMO faz parte do projeto Urban Gallery, da Brookfield Incorporações. Para saber mais sobre esse projeto clique aqui.

Confira a entrevista  que ele concedeu para o EkoSystem. No decorrer da matéria não deixe de assistir aos vídeos de suas intervenções urbanas.

Se você fosse francês, Momo seria um apelido para Maurice ou Mohamed. De onde vem esse nome? De onde você é e quais são as cinco melhores palavras para te descrever?

Tenho certeza que MOMO deve soar melhor em francês. É apenas um apelido engraçadinho. Eu sou de São Francisco assim como as trÊs gerações da minha família, mas agora moro no Brooklyn. Um amigo da faculdade que sentava à minha frente diria: ícone, positivo, ama sorrir, estiloso, obsessivo, mas com um senso de humor seco. (e mais que 5 palavras)




Entre 3 e 6 da manhã de um dia de 2006, Momo pintou uma extensa listra laranja pela grande Manhattan, derramando 15 galões de tinta com sua bicicleta. Objetivo: desenhar seu próprio nome pela cidade.

Seu trabalho é uma mistura do "clean" com contornos bem definidos e formas espôntaneas e randômicas. Isso reflete algo sobre você, uma luta entre a ordem e a liberdade? Uma divisão de personalidade como: Mondrian vs Sex pistols?

Eu acho que você está certo. Eu fiz um monte de desenhos, enquanto em Paris, de tapeçarias medievais que possuem castelos em ruínas (imagens Armageddon) em 2003.
Era a"ordem e desordem", e desde então essa questão me interessa.


Entropia ... estamos domados quando estamos nervosos e na sua festa de confetes se deixarmos as coisas fluirem. Ou como no meu caso que trabalhei duro toda a minha juventude para desenhar bem e agora eu faço "rabiscos e borrões". Existe também a raiva e a vontade de ver a ordem destruída e assim se sentir bem. Uma diversão estúpida que se revela inteligente, já que a ordem é superficial.






Intervenções de MOMO com recortes espalhados pela cidade - Obra: 100 collages

Seu trabalho é muitas vezes baseado em colar papéis geométricos coloridos. Você sabe onde você vai aplicar o seu trabalho quando está trabalhando nele? O trabalho final fica exatamente como foi planejado no estúdio? 

É exatamente como eu planejo. Eu tentei outras maneiras, como carregar papel de corte que poderia preencher qualquer espaço, como 100 pontos de corte ou listras, em seguida, distribuí-los como a pintura em qualquer lugar. Mas eu gosto de ter, tanto quanto possível pensado, e realmente colagem não é tão flexível.


PLAF - East River State Park, Brooklyn, realizado por MOMO e Eltono


Para quem é a sua arte? Quando foi que a criação de arte tornou-se algo importante em sua vida? 

Minha arte é para qualquer um, (é sério, isso é o melhor), mas nem todos. Eu era viciado aos 3 anos de idade. A estranha experiência era a a seguinte: eu fazia desenhos de criança como se estivesse em um videogame, então, um personagem atirava no outro e eu os rabiscava. Depois, fazia os desenhos como se tivesse uma câmera: os desenhos pareciam fotografias, com recorte, perspectiva e outros elementos. Os adultos piraram. Eu achei bem legal

Qual o seu pior vício?
Café

1 comentários:

Bruno disse...

Sensacional!!! e o meu pior vício também é o café!!! rsrsrs

arquitetura + design + decoração
www.arkpad.com.br