Festa Junina Decoração

14:43 Amanda Henriques 1 Comments

As festas juninas estão chegando! E antes de começar a degustação dos quitutes e as gincanas típicas, o Arquitetura Interiores dá algumas dicas para você decorar a sua casa para o arraiá ou para uma reuniãozinha temática.
Bandeirinhas

A varanda, a garagem, a rua, o quintal, o clube ou até mesmo um galpão podem ser utilizados para a festa. A ornamentação é simples, basta enfeitar com as famosas bandeirinhas, encontradas em lojas de festas infantis (já prontas para decorar) coladas em cordões. Outra maneira: recortar em formato triangular plástico ou papel seda nas cores primárias (vermelha, branca, verde, azul e amarela); depois colar as bandeirinhas, uma a uma, em barbantes e estirá-los como se fossem varais.

Balões coloridos, intercalados entre as bandeirinhas, enriquecem a decoração. Complemente com palha de coqueiro ou bananeira ornamentando postes, colunas e entrada da festa.
Lanternas coloridas em formato de sanfona também são encontradas em lojas de artigos de festa e enriquecem o ambiente. Você também pode inovar e utilizar retalhos de pano para dar um charme especial à sua festa.




A fogueira



Para fazê-la é preciso cuidado. Se o chão for de cimento ou asfalto deve-se preservá-lo, colocando tijolos no formato de um quadrado e encher com areia toda a superfície que será usada. As toras de madeira, sempre secas, serão distribuídas paralelas, de duas em duas, até formar uma espécie de pirâmide. Após certificar-se de que as toras estão bem empilhadas, deve-se amarrá-las com arame para evitar que caiam. Uma hora antes da festa acenda como se fosse uma churrasqueira. A opção para quem não quer fazer fumaça ou sujeira ou não dispõe de um lugar amplo com quintal é montar uma fogueira com papel celofane.



A decoração da mesa

Toalhas estampadas vão dar o ar caipira da sua festa junina. Toalhas em xadrez em cores berrantes como vermelho, verde, laranja e amarelo são perfeitas. A juta, a esteira e a folha de bananeira são alternativas para cobrir a mesa. Outros objetos como potes de barro e cestas complementarão o visual tipicamente artesanal. Fitas coloridas enriquecem a decoração.
Agora, se a sua casa é pequena e você pretende oferecer um jantar temático, a mesa pode ter uma decoração delicada como sugere a Adinoela, do blog Arte de Receber:


Coloquei uma toalha da sarja cru (foto), brinquei com banderinhas de xita formando uma 'fogueira' em volta dos pratos (perceba que eles são neutros, de forma que são trunfos em quase todos os tipos de decoração), as taças de água são imponentes; para deixar a mesa mais chique e a cor intencional; que dá uma contrastada na decoração. Talheres de bambú amarrados com xita sobre os pratos (um toque de frescura) e fui enriquecendo com os acessórios (são eles que farão a diferença na sua mesa!). Flores: preferi girassóis que são flores rústicas e combinam com o tipo da mesa. Usei balão, garrafa de cachaça, mini vaso de barro, chapéu de palha, porta travessa de palha, e flores de tecido fino, como complemento. Ainda coloquei dois balões no lustre, estandarte na entrada da casa, música típica, e me vesti a caráter”, explica a blogueira.



Fontes:
Recanto das Letras - Ana Costa
A arte de receber
Revista Casa e Jardim

1 comentários:

Josi disse...

Olá estava passando e como estou comprando minha casa; vou ver todas as suas dicas rsrsrsrs me segue aí vai!!! bjuzzzzzzz